Tuesday, October 7, 2014

Calor? Beba vinho para refrescar!

Primavera chegou e o calorzão arrebentando! Sol e calor, pé na areia da praia ou na beira da piscina e para acompanhar... Aquela cervejinha gelada ou uma refrescante caipirinha! Mas por que não um belo vinho? Quem foi que disse que época de vinho é somente no frio com um bom queijo ou fondue? Nós amantes do vinho aqui em Piracicaquente, como eu costumo chamar a cidade, estaríamos perdidos se esse fosse mesmo o caso!!

Muito se engana aquele que acha que uma caipirinha mata melhor a sede. Uma dose de cachaça ou vodka tem em média 40% de álcool em contrapartida a meros 12% dos vinhos mais leves. Mas o papo hoje é VINHO! E a boa nova é que essa bebida combina sim com o calor. O que acontece é que estamos fazendo tudo errado em termos de temperatura e pouco ousamos na hora da escolha. Certa vez li numa coluna de um jornal famoso um enófilo dizendo que estamos fazendo sorvete de vinho branco e sopa de vinho tinto! Claro que não é necessário que cada um tenha seu termômetro pessoal de garrafa, mas o bom senso e uma dica valem para todas as estações do ano: O vinho é o melhor amigo do homem, e o melhor amigo do vinho é o balde de gelo!

É a acidez da bebida que a torna refrescante – por isso do limão na caipirinha – e essa característica é acentuada à temperaturas baixas. O ideal para o vinho varia muito de acordo com o estilo da bebida, mas como estamos falando de vinhos leves, frutados e jovens para serem degustados sob a sombra de um guarda-sol, uma boa média de temperatura ficaria entre 8 e 10 graus, ou seja, alguns minutos no baldinho com gelo e água. Geralmente espumantes, brancos, rosés e tintos menos encorpados são ideais.

Muito comum em países europeus mais próximos ao mediterrâneo, o consumo de vinhos leves e refrescantes durante os dias quentes vem ganhando cada vez mais seu lugar ao sol da nossa terra brasilis. Você pode de deve encher uma taça e deliciar-se com o frescor dos vinhos desde que bem acompanhados, seja por uma deliciosa refeição ou petisco harmonizado, seja por uma boa companhia e uma linda vista. Escolher o vinho certo para um dia quente não é uma tarefa tão difícil quanto se pode imaginar e com certeza será uma grata surpresa sensorial.


Vinhos mais frescos como espumantes menos estruturados do que os tradicionais Champagnes, brancos principalmente das uvas Sauvignon Blanc, Riesling, Gewüstraminer e Malvasia e em rosés bem elaborados que tem todo o frescor dos brancos aliado ao prazer gustativo dos tintos mostrando-se cada vez mais surpreendentes. São alguns bons rosés aqueles do novo mundo produzidos com uvas Syrah ou Malbec e os tradicionalíssimos rosés da Provence.

Vale frisar que os espumantes são os grandes coringas para o calor, devido à presença do gás carbônico proporcionam uma deliciosa sensação ao paladar e harmonizam muito bem com a maioria dos alimentos que são geralmente consumidos nessa estação do ano. (Atenção à temperatura desse tipo de vinho que é levemente mais baixa, em torno de 6 a 8 graus)

Outro mito á ser quebrado é do ritual do consumo do vinho. Não é preciso seguir tantas regras de etiquetas, usar os melhores, mais bonitos e mais caros “apetrechos” em todos os momentos e em qualquer lugar. Guarde suas lindas taças de cristal para um agradável jantar em casa, lembre-se que estamos falando de consumo do vinho de forma despojada. O que vale mesmo é o prazer da bebida e para isso é preciso praticidade. O que me remete à outra falsa idéia sobre vinhos: Vinhos sem rolhas, com “tampas de rosca”, as polêmicas screwcaps. Elas não são um problema, e sim uma solução. São práticas e ideais para vinhos que serão prontamente consumidos e não necessitam de tempo de envelhecimento na garrafa.

Moral da história: muito se diz sobre vinhos e pouca coisa é esclarecida para você que simplesmente gosta da bebida mas não daquele blábláblá frufrufru todo que se faz em torno do vinho!!! Para isso que EU estou aqui, para isso que EU resolvi divagar cada vez mais em linhas e dividir minha paixão pelo vinho... 

O hábito de degustar um bom vinho não é amedrontador e cheio de regras, o que interessa mesmo são os bons momentos que essa bebida milenar pode te proporcionar uma vez que você se aventure. Basta ser ousado, se desprender de convenções e experimentar, sempre tirando assim suas próprias conclusões. O mundo do vinho é uma escalada, onde a cada gole você sobre um degrau que dificilmente irá descer. Descubra suas preferências e lembre-se:

VINHO BOM É AQUELE QUE VOCÊ GOSTA E PONTO FINAL

No comments:

Post a Comment