Saturday, November 8, 2014

Desmitificando os rosés e esquecendo o preconceito


Ontem foi uma sexta-feira típica, depois da correria toda da semana emuito cansaço, achei que ia terminar o dia dizendo a mim mesma que estava tão exausta que não tinha mais forças nem para o meu vinho.

No entanto um imprevisto acabou tornando o começo da noite na comprovação mais forte do propósito que desejo para o Bicchiere Escritorio di Vino, que é justamente a DESMITIFICAÇÃO do vinho. Seja em relação ao tipo de vinho, ou ao tipo de alimento para a harmonização ou principalmente em relação ao valor. Acabei fazendo uma brincadeira que valeu muito a pena, tanto que mereceu esse post.
Não é novidade para ninguém que me conhece que eu tenho uma certa paixão pelos rosés. Talvez por morar numa cidade onde o calor é constante e intenso.
Para esclarecer um pouco mais sobre os vinhos rosés devo dizer que NÃO, eles não são necessariamente a "mistura" de vinho branco com tinto. Embora sejam vinhos que fiquem nesse meio termo, para se fazer um BOM rosé através da técnica de "mistura" deve-se ser muito criterioso. Obter um vinho rosé de qualidade por essa via não é uma tarefa muito fácil!
Em geral os vinhos rosés são vinificados de forma que durante a fermentação as uvas fiquem em contato com a casca (pois é na casca que "mora" a cor do vinho) por um período menor de tempo. 
Durante a década de 90 houve um boom do vinho rosé doce e isso imprimiu a esse tipo de vinho um estigma, impedindo muita gente de desbravar o mundo dos rosés com segurança, sempre temendo vinhos de baixa qualidade e doçura acentuada. Isso é uma pena, pois hoje em dia encontramos no mercado ótimos vinhos desse tipo que são a opção perfeita para os dias quentes que muita gente deixa de lado.
Na Europa por exemplo, em especial nos países mais próximos do Mar Mediterrâneo são consumidos em larga escala, especialmente no verão. Posso dizer sem medo que aqui em Piracicaquente, na minha casa, meu pequeno chateau como dizem "azamigas", também consumimos em larga escala.

O fato é que uma boa garrafa de rosé vale a aventura!!!
E ontem acabei por acaso, num jantar improvisado com um casal de amigos vinhateiros e companheiros e sem querer acabamos fazendo uma degustação comparativa e muito didática acompanhada de uma harmonização extremamente inusitada e descompromissada. 
O calor era grande...
Na minha geladeira para variar havia, como sempre, um rosé chileno gelado. Na geladeira deles outro rosé chileno igualmente gelado. Os dois de relação custo-benefício muito boa acabamos vinhando eles inacreditavelmente em acompanhamento ao famoso Sanduba da Camila.


Acho que eu posso dizer que o meu hamburgão é um Chesse Salada Gourmet, pois hoje essa coisa do gourmet está bem na moda. Tem uma série de detalhes, hamburguer de peru, no lugar da maionese vai cream cheese com pesto e a salada é um mix de folhas verdes com raddichio e por aí vai...
De qualquer forma não seria diferente que a estrela da noite fossem os vinhos, então vamos a eles:
Tivemos um Undurraga  produtor eleito pela Assosiação Vinos de Chile a Vinícola do Ano em 2012  e um Doña Domingas que é uma linha da famosa vinícola Casa Silva premiada pela Revista Wine Spirits a vinícola do ano em 2010. 


Lendo isso a impressão é que com dois vinhos premiados nós gastamos muitos dinheiros não é? Pois eu digo NÃO...  Eu me atrevo a dizer que com o valor dos dois vinhos somados não chegamos em cem dinheiros!!!
O Undurraga um rosé de Cabernet Sauvignon daqueles bem PINK com um "quê" de doçura, uma leve lembrança de morango... Muito aromático, muito bonito. Leve e aveludado na boca. E que foi, pasmem, o favorito do Homem da mesa.

O Doña Domingas mais alaranjado mais ácido, um corte de Carmenére com Syrah. fresco, de aroma mais floral e pouco expressivo mas um vinho que dá água na boca. Que foi o campeão entre nós meninas.

Os dois simplesmente fizeram um sucesso com o sanduba!!!
Sanduba com vinho pode? Siiiimmm

Vinho rosé pode? Siiiiimmm
Vinho frutado para o Homem e àcido para a mulher pode? Siiiiimmm
Para o Bicchiere pode tudo, afinal vinho bom é aquele que voce gosta e ponto final.
Aventure-se no mundo dos rosés, nesse calor eu prometo que vai valer a pena!

No comments:

Post a Comment