Tuesday, November 4, 2014

Vinhos vinhos e mais vinhos! Por que amá-los tanto?

              Caros amigos e amigas, fico aqui pensando que as vezes algumas pessoas veem o vinho como uma bebida elitizada, "chique" demais... Como todos que me conhecem já sabem essa é uma ideia contra a qual eu luto mesmo!
Sim, o vinho pode ser antigo e tradicional mas o que não se percebe com facilidade é que ele é a bebida mais adaptada à cultura dos nossos tempos !!! E nenhuma outra bebida carrega consigo tamanha manifestação da natureza, pois é produzida, essencialmente, de uvas que fermentam convertendo o açúcar em álcool.

Você sabia que não se pode produzir vinho sem estar absolutamente comprometido com preocupações e questões ambientais, no cultivo das vinhas. E intervenções "químicas" em excesso tanto no cultivo da uva quanto na produção do vinho prejudicam a qualidade da bebida.

Quer razão mais "na moda" para curtir um vinho do que esse mote ambiental?

Além disso é produzido por meio da sinergia de um trabalho em grupo, geralmente uma família, sua tradição sua cultura... A interação com a terra e suas histórias! Até aquela barrica de carvalho onde se envelhece o vinho tem toooodo um lance de tradição e cultura.

Então eu me pergunto se você já parou para pensar sobre a degustação do vinho, se você fechar os olhos e pensar sobre isso qual imagem te vem à mente? Você pensa em "aromas de frutos dos bosques de Frankfurt, acidez equilibrada e adstringência persistente" ??? O que é isso??? Não não, para mim a degustação do vinho é puro prazer envolve todos os sentidos humanos: ouvimos seu som ao brindar as taças, somos seduzidos não só por sua aparência, aroma, textura e sabor, mas principalmente por suas histórias.

O vinho não conhece o conceito de verdade absoluta. Não existe o melhor vinho, ou o pior. O vinho certo, ou o errado. Existem, sim, vinhos diferentes para diferentes paladares e diferentes ocasiões. Aliás, assim como a sociedade, o mundo do vinho é absolutamente feito de diversidade. Diversidade de regiões, denominações, uvas, estilos...

Veja que paradoxo: nenhuma outra bebida fala tanto com os tempos atuais, quanto o vinho... Existe bebida mais moderna, ou melhor, mais contemporânea que essa?

Sem contar que consumo frequente de vinho, e em quantidades moderadas, é comprovadamente um hábito saudável. 




1 comment:

  1. A história e o processo de produção dessa bebida, são tão fascinantes quanto degustá-la!!!

    ReplyDelete